O que é o eSocial?
O eSocial é um programa do governo federal criado com o intuito de centralizar e organizar as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais, e de contratação de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício em um único portal. Ele integra o sistema do SPED criado em 2007.
O sistema ficou disponível pela primeira vez em 2015, para os empregados domésticos. A partir do dia primeiro de setembro deste ano passa a ser obrigatório para todas as empresas, ele é o novo canal de transmissão de informações entre empregadores e órgãos fiscalizadores.
O sistema visa diminuir a burocracia que as empresas enfrentam, principalmente o setor de RH, na entrega dos documentos. Pois o sistema atende a vários órgãos governamentais em um único portal, centralizando as obrigações existentes.
O eSocial também permite uma padronização e integração dos cadastros das pessoas físicas nas entidades participantes do projeto, como o INSS. Por isso é importante manter todas as informações atualizadas.
Entre em contato com a Machado Contabilidade, e conheça as soluções que oferecemos para a sua empresa.