No mês de agosto a versão 4.0 da nota fiscal eletrônica entrou em vigor, e já abordamos as principais alterações aqui o blog. Neste post vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a nota fiscal eletrônica, leia e entenda:
O que é a NF-e?
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente em formato XML. Com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços.
Minha empresa deve emitir a NF-e?
Com exceção de algumas optantes do MEI, devem emitir a NF-e.
Quais são os requisitos para que minha empresa possa emitir a NF-e?
É necessário ter um certificado digital, acesso à internet, inscrição estadual válida e ativa, possuir Credenciamento no SEFAZ do estado de origem da sua empresa e ter um emissor de notas fiscais eletrônicas.
É necessário estar em dia com as obrigações acessórias para emitir a NF-e?
Sim, caso você não esteja em dia com o fisco pode ter sus inscrição estadual inativada e assim não poderá emitir notas fiscais.
O que é DANFE?
Ela é a representação da NF-e impressa, a DANFE deve acompanhar todo o transporte da mercadoria para identificação do produto.
O que é XML?
O XML é o arquivo gerado após a autorização da Nota fiscal eletrônica pelo governo, é a representação eletrônica da nota fiscal.
Por quanto tempo devo guardar os arquivos?
De acordo com a legislação a fiscalização e os processos judiciais podem acontecer no período de até 5 anos. Sendo assim é importante que os arquivos sejam armazenados em um período igual ou superior a esse.
Preciso de um contador para emitir a Nota Fiscal?
Um profissional capacitado irá dar o suporte necessário para a sua empresa de forma a garantir que seu processo seja realizado de forma correta, como a emissão de guias e pagamentos de tributos na data correta. Por isso fazer o preenchimento dos códigos tributários de forma adequada é fundamental já que elas impactam diretamente nos impostos pagos.
Qual software posso utilizar para emitir a NF-e?
O SEBRAE passou a disponibilizar um emissor de notas fiscais gratuito e atualizar os emissores gratuitos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de transporte eletrônico(CT-e). Essa iniciativa surgiu com a descontinuidade do Emissor Gratuito desenvolvido pela SEFAZ – SP.
Para realizar a instalação basta entrar no site do Sebrae neste link, e fazer o download do emissor. É necessário que o seu computador tenha as configurações de segurança do JAVA ajustadas. Você pode acessar o tutorial disponibilizado pelo Sebrae caso tenha dúvidas na hora de realizar a instalação. Você também pode utilizar um emissor de nota fiscal eletrônica pago.
Quais são as vantagens de se emitir a nota fiscal eletrônica?
Com a NF-e é possível ter maior assertividade e controle das informações da sua empresa. Para o fisco a nota fiscal eletrônica facilita o monitoramento e fiscalização.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a Machado Contabilidade e conheça as soluções que oferecemos para o seu negócio.