A escolha dos parceiros certos pode ser um fator determinante no sucesso de seu negócio, principalmente quando o assunto é a contratação de um escritório contábil.
Como atualmente existem mais de 520 mil profissionais contábeis no Brasil, este cenário de concorrência intensa traz diversas possibilidades, e com elas, a dificuldade em estabelecer critérios para contratação de seu contador parceiro.
Neste texto, a Machado Contabilidade busca elencar os principais pontos que devem ser observados na hora de buscar o profissional certo para atender sua empresa:
Que tipo de serviço atende sua necessidade
Antes de mais nada, a empresa deve entender o que espera do Escritório contábil e quais são suas necessidades a curto, médio e longo prazo.
Por exemplo, uma prestadora de serviços de pequeno porte possui necessidades e níveis de demanda muito diferentes de uma importadora de médio porte. É preciso que o escritório escolhido pondere estas diferenças e tenha conhecimentos específicos para oferecer soluções eficazes, que atendam ao que a empresa precisa.
Qualidade x Preço
Definidas as necessidades, a empresa já tem em mente seu objetivo: qualidade dos serviços prestados ou custo baixo.
Se o seu foco for um atendimento diferenciado, assessoria com orientações constantes, e, um entendimento assertivo dos riscos fiscais, contábeis e trabalhistas, você deve ter em mente que um escritório de baixo custo talvez não seja a melhor escolha para seu negócio.
Escritório Segmentado x Generalista
Uma tendência para quase todos os mercados é a segmentação. Para os escritórios contábeis esta realidade não é diferente.
A existência de segmentos com muitas particularidades, como farmácias, supermercados e comerciais importadoras, está levando o profissional de contábeis a focar em nichos específicos de mercado, possibilitando a compreensão da linguagem e do dia a dia das empresas, o que fica muito difícil em uma atuação generalista.