Na última semana a Prefeitura de São Francisco do Sul lançou o programa Cidade Empreendedora, que é uma parceria entre a municipalidade e o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) catarinense. Muito se foi falado desse programa, mas você sabe como ele funciona?
O Cidade Empreendedora foi criado pelo SEBRAE para ajudar o desenvolvimento do município auxiliando algum setor da economia municipal. Funciona assim, a partir do momento que o prefeito da cidade entra em contato com o SEBRAE é desenvolvido um plano de ações que será voltado ao setor escolhido com a participação da sociedade.
Após isso é realizado um mapeamento de oportunidades existentes no município, direcionando os investimentos dos empreendedores. Com esse mapeamento quem fará os investimentos podem estar seguros que sua aplicação foi planejada.
Quais ações são feitas pelo Cidade Empreendedora?
Com o auxílio da prefeitura, o programa inicia outras ações, porém agora voltadas a facilitar a abertura e a regularização das empresas.
Entra então em funcionamento a Sala do Empreendedor, que basicamente são locais onde micro e pequenas empresas podem visitar e tirar suas dúvidas, principalmente sobre gestão, na sala são passadas orientações e informações de forma simples e fácil, para que os empreendedores consigam ter um negócio saudável e bem administrado.
O programa Cidade Empreendedora também auxilia a própria prefeitura em suas compras públicas, visto que empreendedores terão mais visibilidade, fazendo com que o município invista nos negócios locais, gerando assim, mais renda e empregos a população.
Esse programa também, promete unir e capacitar lideranças e então formar novos empreendedores, deixando sempre o foco na inovação e a educação empreendedora em crianças, jovens e adultos.
Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários ou entre em contato com a Machado Contabilidade e conheça nossas soluções para sua empresa.