Atualmente alguns empresários têm passado algumas dificuldades na hora de saber quais obrigações tributárias e fiscais precisam ser levantadas, se precisam ou não ser pagas, entre outras dúvidas. Ter esse conhecimento muitas vezes não é fácil, principalmente para novos empreendedores, pois com o tempo e a experiência consegue-se ter uma melhor noção dessas obrigações.
Pensando nisso, neste texto vamos esclarecer quais são as principais obrigações fiscais e tributárias que sua empresa têm e como ficar em dia com o Fisco, Receita e demais órgãos fiscalizadores.
Emissão de Nota Fiscal
Para a grande maioria dos empresários pode parecer básico, mas a emissão de notas fiscais é obrigatória para qualquer tipo de empresa, tanto na hora da venda de mercadorias quanto na prestação de serviço. Mas vale lembrar que quem enquadra-se como MEI, a emissão das NFs não é obrigatória para pessoas físicas.
Pagamento de Impostos
Pode parecer óbvio, mas todas as empresas precisam pagar seus tributos, porém é preciso atentar-se ao seu tipo societário, pois esse virá a ser o principal ponto de diferenciação de tributos dos demais modelos societários.
Principais impostos incidentes sobre uma empresa:
- ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza)
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
- PIS (Programa de Integração Social)
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)
- IRPJ (Imposto de Renda para Pessoa Jurídica)
- CSLL ( Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
- DAS (Documento de Arrecadação Simples Nacional)
Além do pagamento dos impostos, também existem alguns documentos que comprovam que a empresa coletou tais impostos. Assim como os impostos, estas declarações também podem variar de acordo com seu enquadramento jurídico.
Declarações que você deve entregar:
- DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais)
- DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte)
- DCTF (Declaração de Débitos Tributários Federais)
- EFD ICMS IPI (Escrituração Fiscal ICMS IPI)
- EFD Contribuições (Escrituração PIS COFINS)
Mas lembre-se! Comentamos aqui no texto alguns impostos e declarações que não necessariamente podem enquadrar-se em sua empresa, por isso é fundamental ter um contador capacitado, que dê o suporte necessário para levantar corretamente todas suas obrigações. Entre em contato com a Machado Contabilidade, e conheça as soluções que oferecemos para o seu negócio.