Em tempos de crise sanitária e econômica que o novo Corona Vírus trouxe para o panorama mundial, os índices de inadimplência no Brasil vem crescendo, conforme artigo publicado pelo Nexo Jornal. Por isso, o gestor deve buscar medidas eficazes para não prejudicar seu fluxo de caixa ou ainda a saúde financeira de seu negócio.
Atrasos de pagamentos e acumulo de boletos e parcelas são inconformidades por parte dos clientes que colocam em risco seu negócio. Porém, embora seja quase impossível extinguir a inadimplência, existem atitudes que podem preveni-la:
I – Conheça seu cliente
O primeiro passo é conhecer o seu cliente, entender a empresa ou a pessoa para quem você venderá a prazo. Dependendo do valor de sua venda, entender e conhecer o contexto econômico da empresa e sócios ou ainda buscar outros fornecedores que lhe prestam serviços, é uma estratégia bem-vinda.
II – Mantenha relações profissionais
Ser profissional em primeiro lugar e não misturar o mundo empresarial com o das amizades ou família, também pode ajudar e muito na hora de prevenir a inadimplência.
III – Solicite documentos
Solicitar documentos como CPF, RG, CNPJ, comprovante de endereço facilita tanto na hora de prevenir, quanto no processo de cobrança. Esses documentos ajudam empresas prestadoras de serviços a desenvolver contratos detalhando os trabalhos a serem prestados e valor comercial que foi acordado.
IV – Coloque limites de parcelamento
Se é a primeira compra ou é a primeira vez que este cliente está contratando os seus serviços, colocar limites para o parcelamento, pode ser uma opção viável. Entenda, se você ainda não conhece quem está comprando, não é possível garantir que ele procederá com os pagamentos acordados. Ao verificar que os pagamentos estão sendo efetuados, sua confiança aumentará e tais limites ou valores de parcelamento poderão aumentar com o tempo.
V – Coloque vencimentos próximos aos pagamentos de seu cliente
Procure colocar os vencimentos de seu boleto para o início do mês ou próximo aos pagamentos de seus clientes. Outra sugestão é negociar com o cliente, qual a melhor data que beneficiará o fluxo de caixa, assim ambos saem ganhando.
VI – Avise previamente sobre o vencimento
Enviar aviso prévio sobre o vencimento dos boletos é uma boa opção para lembrar aos clientes a data do vencimento, facilitando o pagamento dos mesmos.
Busque alternativas para evitar a inadimplência, prevenindo e tratando furos em seu caixa. Em tempos como a crise que estamos passando, uma boa gestão estratégica pode salvar sua empresa.
Conheça nossas soluções em assessoria financeira e entenda como ela pode lhe ajudar a controlar melhor o seu fluxo de caixa e as inadimplências. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.