Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, apenas conhecer o seu produto ou serviço não é suficiente para aumentar as vendas do seu negócio. Um bom empreendedor conhece sua área de atuação e tem amplo conhecimento da mesma. Porém, um empreendedor brilhante conhece os consumidores e não consumidores, entende seus objetivos, suas vontades e principalmente as expectativas que sua empresa projeta neles.
Uma pesquisa analítica de mercado pode incrementar as estratégias de venda e crescimento da empresa. Muitos empresários limitam o seu crescimento quando deixam de buscar e conhecer mais sobre seus clientes.
Você consegue desenvolver estratégias administrativas melhor focadas quando você identifica o perfil das pessoas para quem você mais vende ou mais presta serviço. Ou quando você conhece qual é o perfil empresarial que mais gera lucro para sua empresa.
Mas como conhecer seu cliente para aumentar as vendas?
Por exemplo, uma loja de roupas, através do controle de caixa, análise dos clientes ou até mesmo com um olhar crítico pode identificar quem são as pessoas que mais compram, qual o perfil delas e o que elas buscam como consumidoras. Conhecer quem é o seu comprador mais potencial, nesse caso, permite ao empreendedor enfocar determinadas áreas para o marketing digital ou até mesmo criar eventos direcionados nos interesses desse público, o resultado final é mais atenção voltada para o local e consequentemente mais vendas.
Conhecimento do perfil do cliente e do mercado de atuação é importante para todo e qualquer meio empresarial. Por exemplo, ao vender serviços, como é o caso de empresas que trabalham com comércio exterior, em que o mercado é amplo e os clientes podem ter perfis distintos, procedência e culturas diferentes, é importante conhecer e estudar os mesmos. Além de estar atento a datas específicas ou comemorativas, benefícios fiscais, qual a forma de negociar nessas regiões, entre outros detalhes.
Até mesmo conhecer os gostos pessoais dos responsáveis pela tomada de decisão podem marcar a diferença na hora de finalizar uma venda ou negócio.
Uma boa pesquisa de mercado pode incluir três princípios básicos: amostra, questionário e tabulação. O primeiro passo é a amostragem. Ela atua como coleta de informações, selecionando determinado grupo de pessoas ou escolhendo uma região. O questionário pode ser direcionado com perguntas de interesse do empreendedor. E a tabulação é o que irá quantificar e qualificar as informações coletadas.
Empreender com conhecimento e gestão focados no seu cliente renderá bons frutos para sua empresa. Investir na busca por saber e cercar-se de seus consumidores ajudará você a identificar o que pode ser aprimorado. E também a detectar oportunidades de desenvolver novos produtos e serviços.
Conheça também mais sobre nossa empresa e as soluções que ela pode oferecer para o seu negócio.