Mudanças tributárias para 2018: conheça nova alteração no ICMS-ST

Alteração no ICMS

Quem é a Machado Contabilidade

Desde 1999, excelência em contabilidade para o comércio exterior. A Machado Contabilidade nasceu com o propósito de ajudar empresas a lidarem com a contabilidade de forma eficiente e estratégica.



    Aceito receber e-mails com ofertas e conteúdos. Prometemos não utilizar suas informações para spam, clique aqui e veja nossa Política de Dados

    Em virtude de uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça-feira (2), parte da alteração no ICMS trazida pelo Convênio 52/2017  foi suspensa pela ministra Cármen Lúcia.  A suspensão se dá devido a mudança poder criar uma dupla incidência deste imposto. Porém, essa suspensão é temporária e pode sofrer mais alterações, pois ainda deve ser votada no STF após o término do recesso de fim de ano.

    O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) também publicou uma nota em seu portal mencionando que não há alteração no cálculo do ICMS-ST nas operações com mercadorias destinadas a revenda. Sendo assim, só deve-se considerar a alteração na Base de Cálculo do ICMS-ST nas operações com mercadorias destinadas ao uso/consumo e ativo fixo, conforme exemplo abaixo:

    Alteração no ICMS:

     

    *Em vermelho destacamos o cálculo que diferencia a operação antiga da nova.

    Conheça a Machado Contabilidade, entre em contato conosco e saiba quais soluções podemos oferecer para o seu negócio.