Receita publica nova modalidade de despacho aduaneiro de importação

Despacho aduaneiro

Quem é a Machado Contabilidade

Desde 1999, excelência em contabilidade para o comércio exterior. A Machado Contabilidade nasceu com o propósito de ajudar empresas a lidarem com a contabilidade de forma eficiente e estratégica.



    Aceito receber e-mails com ofertas e conteúdos. Prometemos não utilizar suas informações para spam, clique aqui e veja nossa Política de Dados

    Nesta última quinta-feira (16), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa RFB nº 1759/2017. Ela modifica legislação anterior criando uma nova modalidade de despacho aduaneiro de importação que será aplicada somente para cargas marítimas.

    Nesta modalidade, o registro de Declaração de Importação (DI) poderá ser liberada antes que a carga chegue na unidade da Receita Federal de despacho, normalmente localizadas próximas aos portos de destino. Porém ela só pode ser feita por importadores certificados como Operador Econômico Autorizado (OEA).

    O objetivo dessa ação é proporcionar mais agilidade na liberação dessas operações, permitindo que o importador tenha a informação sobre o canal de conferência antes da chegada da carga.

    Retificação da Declaração de Importação

    Outra alteração realizada por essa IN foi a retificação da Declaração de Importação (DI). Agora ela poderá ser desembaraçada pelo próprio importador. Ele poderá fazer esse processo diretamente no sistema, desburocratizando o procedimento.

    Acompanhe outras mudanças promovidas por essa Instrução Normativa clicando aqui.

    Pretende fazer uma operação de importação e não sabe como iniciar? Veja nossa série no Youtube com dicas para importador iniciante. Você também pode entrar em contato com nossa empresa e se informar sobre nossas soluções para viabilidade das operações de comex com foco em reduções tributárias.