Constantemente estamos rodeados de informações e pessoas. Todas elas em tempo integral estão vendendo algo: um conceito, uma opinião, produto, serviço e a si mesmas quando buscam emprego, oportunidades. Até mesmo a forma de nos vestirmos é uma maneira de vender uma ideia ou conceito. A globalização, a disseminação da internet e a popularização do marketing influenciaram e muito a forma de atendimento e gestão das empresas, assim como o atuar dos colaborares. Um empreendedor que busca diferenciar-se no mercado deve focar em detalhes e em atendimento diferenciado.
Em um mar de inovação, como se destacar? Primeiro é preciso entender o que leva os consumidores a comprar. Além do produto e do serviço, um atendimento personalizado e de qualidade pode marcar a diferença. Nós listamos 7 pontos para que você tenha por onde começar em sua empresa:
-
Implementar a cordialidade
Cordialidade e simpatia são qualidades que os colaboradores e gestores de uma empresa com atendimento diferenciado praticam com os clientes e até mesmo uns com os outros. Utilizar palavras adequadas, conversar com gentileza e utilizar tom de voz agradável são detalhes diferenciais em um bom atendimento.
-
Prestar atendimento com empatia e sentimento
Empatia é a condição de colocar-se no lugar do outro, é uma forma de fazer o cliente sentir que é especial e que de verdade você se importa e busca soluções para o mesmo. Ninguém gosta de ser tratado com indiferença e de forma mecânica, o bom atendimento deve estar atenta às expectativas que o cliente projeta sobre a marca da empresa.
-
Manter a higiene do local e a boa aparência
Atenção de qualidade, tem foco não apenas na aparência pessoal, mas também na imagem da empresa como um todo. A higiene do local, como se vestem e se portam as pessoas que ali trabalham é de suma importância. Não é necessário as melhores e mais caras vestimentas, desde que a pessoa que realizará o atendimento esteja vestida de forma harmoniosa e atenta aos cuidados básicos. Lembre-se a primeira impressão do cliente, sempre é o registro do que ele vê.
-
Pró-atividade e boa vontade
Demonstrar que o cliente é bem-vindo é de suma importância. Retornar às solicitações, resolver os problemas, assumir e buscar melhorar sempre, mesmo que o cliente não solicite essa melhora demonstra qualidade administrativa e comercia. Além de deixar claro a pró-atividade e boa vontade com os mesmos.
-
Conhecimento
Busque conhecimento, novas tecnologias e inovações que estão disponíveis no mercado. Conheça o seu produto e o seu serviço, domine o assunto. Saber o que você está falando ou vendendo gera credibilidade na hora de concretizar uma venda.
-
Atendimento ao telefone, também é atendimento e deve ser aperfeiçoado
As pessoas não gostam das ligações que realizam a centrais de atendimento, em que os atendentes ficam passando os problemas constantemente a outros setores. Se engana o gestor que acredita que isso só acontece em empresas grandes e de multinível. Essa é uma prática comum de muitos colaborares e requer uma mudança na cultura da empresa.
Diminuir a espera do cliente é obrigação do empreendimento com foco em atendimento diferencial. Apresentar-se ao telefone, mostrar-se interessado em buscar soluções e resolver conflitos, assumir os problemas e não apenas deriva-los a outras pessoas ou setores é ponto positivo para o negócio e fortalece a qualidade do serviço ou produto vendido. Entenda que o atendimento ao telefone também é cartão de visita e interfere diretamente na opinião de seus clientes.
-
Pratique a gratidão
Muitas vezes com o decorrer do dia-a-dia, acabamos esquecendo quem é o verdadeiro chefe em uma empresa, e esse é e sempre será o cliente. Pois ele define o crescimento ou a ruína de um empreendimento. O cliente pode fazer o empreendimento crescer comprando mais ou afunda-lo deixando de comprar no estabelecimento. Agradecer a confiança em seu produto ou serviço é essencial. Gratidão também é uma forma de fazê-lo sentir que é bem-vindo e querido em sua empresa.