O número crescente de empresas fechando, a inadimplência no mercado e a queda nas vendas tem tirado o sono de muitos empreendedores, o que os levou a buscar alternativas para driblar e sair ganhando nessa fase. Listamos alguns pontos que podem fazer diferença e credenciar a sua empresa para ganhar competitividade no mercado e sair da crise:
Atividades de marketing para fortalecer o Branding
Analisar a carteira de clientes permite a busca por relacionamentos mais próximos. Atuar nos clientes ativos é o mais indicado a empresas que desejam fortalecer o nome do empreendimento e da marca. Pois fortalecendo laços com clientes já existentes, o gestor ganha indicações e também venda de novos produtos e serviços. Temos um texto aqui no blog que fala exatamente sobre isso, clique e saiba mais!
Redução de custos desnecessários
Com o planejamento estratégico e até mesmo através de outras ferramentas de gestão pode-se analisar artigos, produtos e fornecedores que são desnecessários. Internalizar serviços terceirizados a setores que se encontram ociosos, ou então contar com o outsourcing de setores que geram gastos para a empresa e ao externar os serviços acarretam em ganho de produtividade e economia, são boas opções para gestores com foco em ganho. Eliminar desperdícios sempre é uma boa opção.
Analisar a carteira de produtos
Como gestor, você sabe se os seus produtos são rentáveis ou não? Isso quer dizer, será que eles geram lucro ou prejuízo?
A análise da carteira de produtos e serviços é indispensável, pois ela permite criar novos produtos e também tirar de circulação serviços ou mercadorias defasadas. Pró-atividade relacionada com o que você oferece no mercado, permite ao gestor aumentar as vendas ou criar estratégias para um melhor fluxo de caixa.
Invista no diferencial
Investimentos em comunicação, propaganda e mídia. Explorar um plano de mídia competente, que busca atender o seu mercado, os clientes atuais e que saiba abranger todas as áreas digitais, virtuais e sociais.
Avalie com rigor e investir em novos produtos e serviços. Destaque-se por sair da mesmice e marcar diferencial no mercado.
Aumente e qualifique sua equipe de vendas
Não importa se você vende mercadorias ou serviços, invista em ampliar e qualificar a sua equipe de vendas, mantendo-a informada e capacitada. Contar com bons vendedores. Bom atendimento e acompanhamento pós-vendas é uma ótima maneira de vender mais e evitar a crise.