O SPED Contábil é uma obrigação acessória (declaração) entregue eletronicamente a Receita Federal (RFB). Este ano, a entrega deve ser feita até o dia 30 de maio. O programa foi instaurado em 2013 e substitui os livros contábeis impressos (Livro Diário, Livro Razão, Livros Auxiliares, entre outros).
Os livros contábeis, assim como o SPED são compostos por todas as transações da empresa e suas demonstrações, que devem estar de acordo com a legislação. O SPED consiste na modernização e aceleração do cumprimento de obrigações acessórias.
Para a parte contábil, simplificou significativamente a sistemática de autenticação dos livros contábeis, que antes eram impressos e registrados na Junta Comercial ou Cartório. O envio eletrônico da declaração também possibilitou o estreitamento da relação entre o fisco e a empresa. Por isso, é importante o comprometimento dos gestores e o correto uso da contabilidade.
De todo modo, para ter um levantamento mais apurado, é imprescindível contar com um contador capacitado, que dê o suporte necessário para a sua empresa. Entre em contato com a Machado Contabilidade, e conheça as soluções que oferecemos para o seu negócio.
Leia os nossos outros posts
Como ter um melhor controle da situação financeira da sua empresa em 2018?
Qual o melhor momento para iniciar o planejamento tributário?