No dia 22 de agosto foi proposto pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB) na Câmara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que apresenta um novo modelo de Reforma Tributária. Será que o ICMS irá acabar?
Como você pode ler em um dos nossos artigos, havia uma negociação entre parlamentares para uma reforma focada nos tributos de PIS/COFINS anteriormente. Agora, essa nova proposta aborda sobre outros aspectos do Sistema Tributário. A extinção de seis impostos em um período de 15 anos após a publicação da emenda é um deles. Acompanhe nosso artigo e descubra se esse cenário é viável e como pode influenciar no ICMS.
O objetivo desta Proposta apresentada por Hauly (Clique aqui para ler a PEC da Reforma Tributária na íntegra) é que se diminua a sonegação de imposto e a oneração na folha de pagamento, e que o sistema fique mais parecido com o sistema tributário europeu. Com isso seria extinto o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/ Pasep), Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e salário-educação.
Ainda seriam criados dois impostos para arrecadação em âmbito estadual: o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e o Imposto Seletivo. Eles incidiriam em produtos como veículos e peças automotivas, eletrônicos, eletrodomésticos, energia elétrica, combustíveis, serviços de comunicação, transporte e bebidas.
Uma PEC para ser aprovada deve passar por uma tramitação extensa e exigir a presença quase máxima dos parlamentares para que a votação tenha validade. Antes da votação ela deve passar por comissões na Câmara de Deputados e no Senado Federal. As votações devem ser feitas em dois turnos em ambas as Casas.
Com o cenário atual político e econômico a possibilidade de mudanças bruscas no Sistema Tributário e de uma real reforma é ínfima.
Quer reduzir o ICMS na sua operação de importação?
Clique aqui e veja o nosso site sobre o benefício fiscal TTD.
Descubra como ele pode ajudar a sua empresa aumentar os resultados.
[vc_row bg_type=”bg_color” bg_color_value=”#f6f6f6″ css=”.vc_custom_1508780865126{margin-bottom: 30px !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_column_text css=”.vc_custom_1508779731816{padding-left: 40px !important;}”]
Conheça os benefícios fiscais em Santa Catarina
[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1508779741353{padding-left: 40px !important;}”]Saiba como reduzir sua carga tributária e aumentar seus resultados nas operações de importação.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_empty_space height=”50px”][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]