Na hora de fazer uma operação de comércio exterior várias coisas devem ser levadas em consideração, como a malha logística desta mercadoria, os benefícios fiscais do estado que irá receber o produto, armazéns disponíveis no local para o segmento de mercadoria que deseja importar ou exportar. Neste texto vamos explicar se é possível fazer importação por SC se sua empresa é do Simples Nacional.
A opção pelo Simples Nacional nem sempre é mais vantajosa que o Lucro Presumido ou Lucro Real, pois os comparativos devem ser considerados. No caso do Simples, ele é um regime tributário optado por empresas com receita bruta de até 3,6 milhões por ano, ou seja, micro ou pequenas empresas.
Esse regime já é um benefício, já que reduz a carga tributária recolhendo mensalmente através do DAS (Documento de Arrecadação do Simples) apenas oito impostos em âmbito federal, estadual e municipal.
Por isso, este tipo de regime pode não ser compatível com o benefício fiscal oferecido por Santa Catarina: o Tratamento Tributário Diferenciado (TTD). Com o TTD 409, você poderá ter uma redução significativa de custos no ICMS nas operações de importação.
É preciso, então, analisar a implicação do benefício na sua empresa, o impacto tributário no seu negócio. Leia também nosso artigo “Qual regime tributário é melhor para sua importação?” para saber qual planejamento tributário sua empresa com operações de importação e exportação deve ter.
Vamos deixar dois textos importante para você que é do Simples Nacional e está buscando mais informações sobre regimes tributários:
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Estaremos sempre apostos para lhe atender. Caso prefira, contamos com uma página explicando informações sobre os tratamentos tributários diferenciados, mais especificamente sobre o TTD 409. Clique aqui e confira!