Como as importadoras do Simples Nacional devem tributar?

importadoras do simples nacional

Quem é a Machado Contabilidade

Desde 1999, excelência em contabilidade para o comércio exterior. A Machado Contabilidade nasceu com o propósito de ajudar empresas a lidarem com a contabilidade de forma eficiente e estratégica.



    Aceito receber e-mails com ofertas e conteúdos. Prometemos não utilizar suas informações para spam, clique aqui e veja nossa Política de Dados

    Uma das maiores dúvidas das empresas do Simples Nacional que realizam operações de importação é sobre a sua tributação incidente. Por essa razão, a Receita Federal divulgou o Ato Declaratório Interpretativo nº 1, onde esclarece sobre a obrigatoriedade de tributar as receitas oriundas de importados pelo Anexo II do Simples Nacional, que inclui o IPI neste cálculo.

    E como funciona?

    Segundo a Receita, as micro e pequenas empresas que realizam operações de importação com saída de produtos internacionais, ficam equiparadas as indústrias pela legislação de importação de produtos industrializados (IPI). Dessa forma, as alíquotas utilizadas para a base do cálculo devem ser as que constam no Anexo II da Lei Complementar nº 123.  O ato declaratório foi pulicado para esclarecer as dúvidas em relação ao recolhimento de imposto das importadoras em regime Simples Nacional, que eram frequentes.

    Está planejando iniciar operações de importação? A Machado Contabilidade tem várias soluções para melhorar os seus negócios. Entre em contato conosco e saiba mais!

    Leia nossos posts sobre o Simples Nacional

    Como minha empresa pode fazer operações de importação em SC sendo simples nacional? 

    Novo simples nacional: redução de faixas