Em épocas de transformação econômica, com a transição que vive o panorama nacional, os índices de inadimplência vem crescendo. Por isso, o gestor deve buscar medidas para não prejudicar o seu fluxo de caixa e até mesmo a saúde financeira de seu negócio.
Atrasos de pagamentos e acumulo de boletos e parcelas são inconformidades por parte dos clientes que colocam em risco a continuidade do seu negócio. Porém, embora seja quase impossível extinguir a inadimplência, existem atitudes que os empresários podem tomar para preveni-la:
Conheça seu cliente
O primeiro passo é conhecer o seu cliente, entender a empresa ou a pessoa para quem você irá vender a prazo. Dependendo do valor de sua venda, conhecer o balanço, a atual situação econômica da empresa em questão, os sócios e também buscar a outros fornecedores que lhe prestam serviços é muito importante.
Seja profissional
Ser profissional em primeiro lugar e não misturar o mundo empresarial com amizades ou parentesco, também ajuda na hora de prevenir a inadimplência.
Solicite documentos
Solicitar documentos como CPF, RG, CNPJ, comprovante de endereço facilita tanto na hora de prevenir como no processo de cobrança. Esses documentos também ajudam para que empresas prestadoras de serviço possam desenvolver contratos detalhando os serviços a serem prestados e valor comercial acordado.
Coloque limites de parcelamento
Se é a primeira compra ou é a primeira vez que este cliente está contratando os seus serviços, colocar limites para o parcelamento ou o valor da compra, pode ser uma opção viável. Pois, se você ainda não conhece quem está comprando, não é possível garantir que ele procederá com os pagamentos acordados. E isso lhe permitirá que, com o ganho de confiança, os limites e valores de parcelamento possam ir aumentando com o tempo.
Coloque vencimentos próximo aos pagamentos de seu cliente
Procure colocar os vencimentos de seu boleto para o início do mês ou próximo aos pagamentos de seus clientes. Outra sugestão é negociar com o cliente, qual a melhor data a que irá beneficiar o fluxo de caixa, assim ambas empresas saem ganhando.
Avise previamente sobre o vencimento
Enviar avisos prévios antes do vencimento dos boletos é uma boa opção para lembrar aos clientes a data do vencimento, facilitando o pagamento e a vida dos mesmos.
Busque alternativas para driblar a inadimplência, prevenindo e tratando furos em seu caixa, uma boa gestão estratégica depende disso.
Conheça também a solução da Machado Contabilidade em assessoria financeira, e entenda como ela pode lhe ajudar a controlar melhor o seu fluxo de caixa e as inadimplências. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.