Crescimento requer organização e planejamento, para uma gestão inteligente e saudável. O empreendedor deve estar de olho em muitos detalhes de sua empresa e para ganhar lucratividade com produtividade. E para isso é preciso prestar muita atenção no ambiente de trabalho e na saúde que provem do mesmo. Implementar a política de qualidade embasada no 5S pode ser um grande aliado nessa luta.
A qualidade administrativa, juntamente com um programa visionário de 5S, pode proporcionar um cotidiano com menos desperdício, mais organização, limpeza e, claro, mais transparência, sinceridade e disciplina. Essas são características necessárias para o dia-a-dia pessoal e profissional. Ao adotar esse método, o empreendedor terá possibilidades de mudar e melhorar a sua organização, o convívio com outras pessoas e os resultados obtidos até então. Toda empresa necessita de rapidez, agilidade e diferenciais nos seus produtos e serviços.
O 5S é um processo educacional criado no Japão, no início da década de 50, tendo como objetivo criar e manter um ambiente físico e comportamental propício para maior produtividade. No Brasil, ele foi implementado por empresas no início da década de 90. Ele tem seus princípios definidos através de cinco sensos. Conheça melhor esse princípios abaixo:
Senso de utilização
É também o senso de descarte, significa livrar-se de toda material, roupas, objetos ou até mesmo pensamentos que não são necessários. Eliminar todos os desperdícios e inutilidades que impedem a organização prática e rápida para execução de tarefas ou pensamentos diários. Esse conceito auxilia na prevenção de acidentes, agiliza a comunicação e melhora o local de trabalho.
Senso de ordenação
É o senso que idealiza a posição adequada para o material utilizado no trabalho ou em casa. Esse é o senso que possibilita localizar objetos e informações necessárias com rapidez e segurança. Ordenar deve ser consequência natural de arrumar aquilo que se utiliza.
Senso de limpeza
Limpar significa retirar toda a sujeira, ou seja, o ato de libertar-se de impurezas. Esse senso diz respeito a tudo que nos rodeia – objetos, equipamentos, instalações – e principalmente às pessoas.
Senso de saúde e conservação
Este senso visa a satisfação do colaborador em permanecer no ambiente de trabalho, podendo realizar suas tarefas com positividade e criatividade. O que é bom para a qualidade e produtividade da empresa. Para praticar esse senso é necessário eliminar fontes de perigo, promover hábitos comportamentais de educação, disciplina e cordialidade, seguindo os procedimentos de segurança no trabalho.
Senso de autodisciplina
É a pratica da disciplina de forma correta e consciente, que possibilita tornar o 5S um hábito e não mais uma obrigação. É o senso da consciência de que o esse hábito realmente transforma a vida empresarial e pessoal.
A regra de ouro é utilizar o programa habitualmente e não deixar que ele se torne apenas uma rotina. A corporação que conta com essa filosofia e a desenvolve em seus colaboradores como cultura empresarial possui um ambiente tranquilo e aberto a implantação de inovações, relacionadas a projetos de qualidade, empreendedorismo e melhoria continua.
Os ganhos estão relacionados a produtividade, facilidade em acesso aos materiais e documentos necessários, tempo hábil, limpeza e locais agradáveis. Investir em bem-estar no trabalho diminui as perdas e garante que os desperdícios sejam evitados. Além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e gestores. Vista essa ideia, sua empresa se beneficiará.