Mudança de prazos para obrigatoriedade do Cest 2017

Quem é a Machado Contabilidade

Desde 1999, excelência em contabilidade para o comércio exterior. A Machado Contabilidade nasceu com o propósito de ajudar empresas a lidarem com a contabilidade de forma eficiente e estratégica.



    Aceito receber e-mails com ofertas e conteúdos. Prometemos não utilizar suas informações para spam, clique aqui e veja nossa Política de Dados

    Na última terça-feira (23), foi revogado o último Convênio ICMS nº 52/2017, com a publicação do Convênio ICMS nº 60/2017, que modifica os prazos para obrigatoriedade do Código Especificador de Substituição Tributária (CEST 2017). Agora, o CEST terá um cronograma de datas de acordo com a segmentação econômica das empresas.

    Essa mudança ocorre há menos de um mês da última alteração de convênio, com a publicação do Convênio ICMS nº 52/2017, que alterou a classificação da lista de produtos que estão sujeitas a substituição tributária do ICMS.

    Leia nosso artigo onde listamos a nova classificação dos produtos clicando aqui.

    Veja as novas datas de acordo com o novo cronograma:

    a) 1º de julho de 2017, para a indústria e o importador;

    b) 1º de outubro de 2017, para o atacadista; e

    c) 1º de abril de 2018, para os demais segmentos econômicos.

    O CEST 2017 será um código obrigatório a todas as empresa que emitem Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) ou a Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e), independente do regime tributário do negócio.

    O código terá sua classificação padrão, sendo os dois primeiros números referentes ao segmento do bem e mercadoria, os três números seguintes destinados ao item de segmento do bem e mercadoria e os dois últimos a especificação do item.

    Fique atento as datas e busque auxilio de seu contador, evite multas e inconformidades com o Fisco.