Nova portaria modifica processos no Licenciamento de Importação

Quem é a Machado Contabilidade

Desde 1999, excelência em contabilidade para o comércio exterior. A Machado Contabilidade nasceu com o propósito de ajudar empresas a lidarem com a contabilidade de forma eficiente e estratégica.



    Aceito receber e-mails com ofertas e conteúdos. Prometemos não utilizar suas informações para spam, clique aqui e veja nossa Política de Dados

    Foi publicada no Diário Oficial da União, na última semana, a Portaria SECEX nº 031/2017 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que faz uma série de modificações em alguns processos para operações de comércio exterior.

    Como modificará o Licenciamento de importação?

    A principal delas foi no Licenciamento de Importação que, através do registro Siscomex, é utilizado para licenciar mercadorias submetidas a fiscalização de órgãos como DECEX, ANVISA, IBAMA, INMETRO e MAPA. A modalidade de licenciamento não-automática que é feita antes do embarque do produto importado para o exterior, poderá ser feita após o embarque. Porém, é preciso a autorização de cada órgão para a situação conforme a legislação.

    Quer reduzir custos na importação? Cadastre seu e-mail no nosso site e conheça mais sobre as soluções que o Tratamento Tributário Diferenciado pode trazer na suas operações de comércio exterior.

    Portaria também modifica operações por Drawback

    Outra modificação foi no Drawback. Agora é possível a utilização de moedas que possuem taxa de conversão diária para o Dólar em operações de exportação com essa modalidade. Ou seja, essa possibilidade diminuirá os ricos de perdas cambiais para moedas de alguns países e promoverá a redução de custos nessa operação.