A Receita Federal anunciou na última segunda-feira (10) que já recebeu mais de 10 milhões de Declarações de Imposto de Renda 2017. O prazo para entrega do DIRPF iniciou no dia 2 de março e vai até o dia 28 de abril. Faltando pouco mais de duas semanas para terminar este período, saiba como fazer sua Declaração de Imposto de Renda:
– Quem deve declarar? Somente as pessoas que acumularam durante o período de 2016 uma renda acima de 28.559,70.
– Mudanças de regra: Neste ano a Receita anunciou que contribuintes com dependentes maiores de 12 anos devem informar o CPF.
– Atenção: Informe corretamente salários, empréstimos, doações. Todos esses números são fiscalizados pela Receita. Um dos documentos de comparação é a Declaração de Imposto Retido da Fonte ( DIRF) que são documentos exigidos pelas empresas. Fique atento aos números informados para trabalhos autônomos, ou realizados em um curto período de tempo.
– O que eu posso deduzir? Deduzir uma despesa indevida, com o objetivo pagar menos imposto, pode resultar em multa de 75% a 150%, dependendo o caso, sobre a parcela solicitada, caso seja constatado dolo ou se não houver comprovantes dos gastos em questão.
Cuidado com a malha fina! Para informar corretamente todos os dados conte com um profissional contábil da sua confiança, ele estará capacitado e informado sobre todas as regras e campos que devem ser declarados conforme sua documentação. Para fazer seu Imposto de Renda com a Machado Contabilidade, clique aqui e entre em contato conosco.