6 dicas para separar as despesas pessoais do financeiro da sua empresa

Quem é a Machado Contabilidade

Desde 1999, excelência em contabilidade para o comércio exterior. A Machado Contabilidade nasceu com o propósito de ajudar empresas a lidarem com a contabilidade de forma eficiente e estratégica.



    Aceito receber e-mails com ofertas e conteúdos. Prometemos não utilizar suas informações para spam, clique aqui e veja nossa Política de Dados

    Ao gerenciar uma instituição, muitos empresários acabam se perdendo em pequenos detalhes que podem ser ruins para a saúde empresarial. Principalmente ao diferenciar e separar as contas pessoais das contas empresariais. Confira nossas dicas para não errar na hora de administrar seu negócio:

    Criar ou gerir contas bancárias separadas

    Quando se trata do complexo princípio da entidade, pilar fundamental da contabilidade, o ideal é nunca confundir a pessoa física com a pessoa jurídica.

    Pois ao não se diferenciar essas entidades, as contas bancárias, o seu balanço, o administrativo e o fluxo de caixa correm riscos. Por esse tipo de não diferenciação, a sua empresa como um todo pode sofrer sérias consequências futuras. Manter contas bancárias destinadas apenas ao seu empreendimento, auxilia o gerenciamento de boletos ou faturas a pagar. Também impede que despesas pessoais se misturem com o administrativo de seu negócio.

    Estabeleça suas retiradas mensais

    Geralmente, em micro e pequenas empresas, os gestores, por não possuírem outra fonte de renda, acabam se apropriando de todo o lucro para bancar as contas pessoais.

    Veja bem, é importante conhecer o valor do seu trabalho e definir um salário mensal. Pois ao definir retiradas fixas através do pró-labore, você impede que o fluxo de caixa fique à mercê de seus gastos pessoais. Assim, conseguindo criar um planejamento estratégico e podendo investir parte do lucro no crescimento de sua empresa.

    Busque novas tecnologias

    Em um mundo totalmente digital, onde tudo é online, fica difícil manter o controle financeiro apenas com papel e caneta. Invista em um bom sistema de gestão financeira. Hoje existem programas direcionados tanto para pequenas como para microempresas e com preços que realmente cabem no orçamento do empreendedor. Planilhas de controle também são uma boa opção, para quem está começando e ainda não possui os recursos necessários para adquirir um software.

    Procure o seu contador

    O seu contador é o principal aliado na hora de administrar suas finanças, pois ele conhece o seu balanço, seu faturamento e o seu caixa. Ele pode lhe indicar e aconselhar na hora de como gerenciar melhor seu financeiro, além de apontar o software mais indicado ao seu perfil empresarial.

    Mantenha uma rotina administrativa, programe suas despesas empresariais

    Ao criar uma rotina de pagamentos e recebimentos, a agenda lhe permitirá direcionar e programar o que entra e sai de sua empresa, prevenindo imprevistos.

    Pense na opção de contratar um assessor para o seu departamento financeiro

    Quando se fala em assessoria financeira, normalmente o gestor imagina valores inalcançáveis. Porém hoje em dia a assessoria financeira é uma ótima opção para empreendedores que realizam mais de uma atividade em seu negócio.

    Com preços que custam bem menos que um funcionário fixo, sem riscos de passíveis trabalhistas e sem ausências ou faltas ao trabalho, a assessoria financeira vem ganhando mercado e se tornando uma ótima opção para empresas de pequeno a médio porte. Muitos empreendimentos têm crescido muito ao terceirizar o setor financeiro. Pois ao contratar empresas especializadas que controlam e agendam pagamentos, o administrador tem mais tempo para outras demandas e mais tranquilidade na hora dirigir a instituição.

    A Machado Contabilidade oferece soluções de assessoria financeira para empresas. Entre em contato conosco e conheça melhor este serviço.