O mundo contábil compreende muitas áreas de atuação, e pela complexidade e constante atualização é considerado por muitos um território desconhecido e difícil de explorar. A escolha de um bom profissional é muito importante, afinal é o contador que vai fazer as apurações fiscais, a folha de pagamento e entre outros a análise de seu negócio. É o seu contador que será o responsável pelo balanço patrimonial de sua empresa. Mas afinal, o que é balanço patrimonial?
O Balanço Patrimonial é um documento contábil que tem como objetivo apresentar uma posição estática do patrimônio – significa como se encontra o patrimônio empresarial em uma certa data – ele reúne informações da área contábil, financeira e econômica da empresa. O patrimônio é o conjunto de bens, obrigações e direitos de uma empresa.
Para entender o balanço patrimonial, é preciso entender os elementos que o compõe, nesse caso o que é ativo, passivo e patrimônio líquido.
-
Ativos: são os bens e direitos da empresa, ou seja, tudo que a empresa possui e pode ser avaliado em dinheiro. Compreende terrenos, imóveis, veículos, estoque, aplicações, valores a receber, etc.
-
Passivos: são as obrigações e as exigibilidades, é um conjunto de fundos externos. Em outras palavras significa obrigações com terceiros, por exemplo: contas a pagar, colaboradores a pagar, impostos, serviços entre outros.
-
Patrimônio Líquido: patrimônio líquido é a diferença do ativo e passivo, simplificando, ele representa o que a empresa deve para os sócios.
Ao elaborar o balanço patrimonial, a contabilidade leva em consideração análises mensais processadas através da leitura do financeiro da empresa, do patrimônio entre outros fatores. Essa análise é registrada em um documento chamado Balancete mensal. Dessa forma o balanço patrimonial é a compilação das informações que estão no balancete, ajustes pertinentes e lançamentos de resultados.
Por isso, é muito importante contar com um bom profissional de contabilidade. Um contador que transmita ao gestor confiança e responsabilidade. Pois o balanço patrimonial, além de complexo, interfere diretamente na gestão do negócio.